Temos mais três textos avaliativos. O Alex avaliou A Missão de um Guerreiro, O Dragão do Monte Silaf e Vila do Nevoeiro. Vamos aos textos.
A missão de um guerreiro
Quesito 1
Enredo
Nota de partida: 10,0
A história é altamente clichê, os diálogos são fraquinhos e com alguns erros de gramática, há uma série de falhas de programação de eventos também. O jogo começa sem uma intro e ocorrem alguns bugs no decorrer do mesmo. Um deles por sinal compromete a continuidade e torna impossível jogar (a casa que não se pode sair mais). Tem uma HUD chata que atrapalha a visão na parte inferior.
-1,0 pelos clichês;
-0,5 pelos erros de gramática;
-1,0 pelo bug absurdo;
-1,0 pela hud mal posicionada.
NOTA: 6,5
Quesito 2
Sistema de batalha
Nota de partida: 10,0
Um ABS razoavelmente bom. Nada de empolgante. Valorizo ABSs, mas acho que poderia ser melhor. Para receber um 10 precisa de mais recursos.
-1,0 pela simplicidade do ABS.
NOTA: 9,0
Quesito 3
Trilha sonora
Nota de partida: 9,0 (por ser RTP puro)
Essa parte me parece que não recebeu a devida atenção. Até onde percebi não há nada diferente do RTP. As trilhas foram mal trabalhadas e mal colocadas em determinados mapas.
-1,0 por serem mal aproveitadas.
NOTA: 8,0
Quesito 4
Mapeamento
Nota de partida: 10,0
Mapeamento simples demais, sem erros graves, mas sem nada empolgante. Poderia ser melhor trabalhado, mesmo sem ter nada além do RTP.
-1,0 pela falta de criatividade;
-0,5 pelas minúsculas falhas.
NOTA: 8,5
Quesito 5
Gráficos
Nota de partida: 8,0 (por não possuir gráficos originais)
Aqui houve uma pobreza total, o cartão de visitas (title) é uma lástima. Um total descaso com esse quesito. As únicas imagens originais se resumem em um char, uma title e uma hud.
-2,0 pela title horrível;
-1,0 pela falta de gráficos originais (existem apenas uns 3 ou 4).
NOTA: 7,0
AVALIAÇÃO GERAL:
ENREDO: 6,5
SISTEMA DE BATALHA: 9,0
TRILHA SONORA: 8,0
MAPEAMENTO: 8,5
GRÁFICOS: 7,0
NOTA FINAL: 39,0
O dragão do monte Silaf
Quesito 1
Enredo
Nota de partida: 10,0
Com um enredo atraente, O Dragão do Monte Silaf conta com alguns clichês típicos do RPG. Aquela velha história de destruir um dragão e salvar o mundo e tal... Nada muito grave, visto que apesar de tudo o jogo contém uma história bem elaborada e prende bastante a atenção do jogador. Apesar de tudo, alguns erros são observados no jogo, como a tecla shift que serve para correr apenas em alguns mapas. Existe um sistema de pontos que os jogadores ganhar ao subir de nível e podem utilizar nos cristais para aumentar seus atributos e distribuí-los conforme achar melhor. Os diálogos foram bem estruturados. A INN ficou muito simples, poderia pelo menos teletransportar os personagens para um quarto.
-1,5 pelo conjunto de falhas.
NOTA: 8,5
Quesito 2
Sistema de batalha
Nota de partida: 8,0 (por ser o sistema padrão do maker)
É o sistema padrão, infelizmente. Percebi apenas 1 add-on, que é a barra de HP do inimigo.
NOTA: 8,0
Quesito 3
Trilha sonora
Nota de partida: 10,0
Conta com algumas trilhas não-RTP e outros sons do próprio maker. Achei estranho uma música do Raul Seixas no jogo. Faltou sons originais.
-1,0 por não possuir trilha original.
NOTA: 9,0
Quesito 4
Mapeamento
Nota de partida: 10,0
Aqui não vi nada de errado. O mapeamento ficou bem feito, aliás, muito bem feito. Um exemplo de mapeamento com RTP.
NOTA: 10,0
Quesito 5
Gráficos
Nota de partida: 8,0 (por não possuir gráficos originais)
Não percebi nada de surpreendente. Praticamente tudo do RTP, salvo o title que ficou relativamente bem feita. Eu sempre valorizo muito o title, que é o cartão de visitas do jogo. Uma mistura de simplicidade e beleza.
NOTA: 8,0
AVALIAÇÃO GERAL:
ENREDO: 8,5
SISTEMA DE BATALHA: 8,0
TRILHA SONORA: 9,0
MAPEAMENTO: 10,0
GRÁFICOS: 8,0
NOTA FINAL: 43,5
Vila do nevoeiro
Quesito 1
Enredo
Nota de partida: 10,0
Vila do nevoeiro conta com uma história macabra, assustadora e cheia de mistérios. Um autêntico suspense que merece ser explorado, com uma originalidade marcante, ele (jogo) prende o jogador completamente. Os pouquíssimos pontos negativos ficam por conta da abertura do jogo que um pouco longa, mas o show de gráficos desvia um pouco o tédio. Outro ponto negativo do jogo está na jogabilidade. Controlar o player é uma tarefa monótona. Mas merece um desconto pela criatividade e complexidade do sistema.
-1,0 pela jogabilidade.
NOTA: 9,0
Quesito 2
Sistema de batalha
Nota de partida: 10,0
O sistema de batalha é um ABS bastante original. Porém conta com alguns pontos negativos como a lentidão com a qual se executa os movimentos com certa complexidade, a dificuldade é consideravelmente grande. Mas quando se tem armas de fogo a situação fica menos complicada.
-0,5 pela lentidão;
-0,5 pela dificuldade um pouco avançada.
NOTA: 9,0
Quesito 3
Trilha sonora
Nota de partida: 10,0
Resumo em uma palavra apenas: PERFEIÇÃO!
Querem saber por quê?
Joguem e descubram.
NOTA: 10,0
Quesito 4
Mapeamento
Nota de partida: 10,0
Quase perfeito se não fossem por minúsculas falhas de configuração do tileset.
Mas como os gráficos são belíssimos e o mapeamento em si é perfeito, vou retirar apenas 0,25.
NOTA: 9,75
Quesito 5
Gráficos
Nota de partida: 10,0
Existe uma coisa que valorizo muito; originalidade.
Assim posso resumir a parte gráfica. E por isso não há absolutamente NADA a reclamar. Perfeição é perfeição e não se discute.
NOTA: 10,0
AVALIAÇÃO GERAL:
ENREDO: 9,0
SISTEMA DE BATALHA: 9,0
TRILHA SONORA: 10,0
MAPEAMENTO: 9,75
GRÁFICOS: 10,0
NOTA FINAL: 47,75
Portanto, essas são as avaliações do Alex para A Missão de um Guerreiro, O Dragão do Monte Silaf e Vila do Nevoeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário