segunda-feira, 15 de março de 2010

Temos mais um texto avaliativo. Eu (Enzo) joguei e avaliei Linhagem Axis. Vejamos o texto.


LINHAGEM AXIS

Imaginemos um enredo complexo, que envolve luta pelo poder e por territórios de um lado; personagens de raças variadas e conflitos pessoais de outro; e também ciência, magia e criaturas de poder muito acima de um mero humano: eis Linhagem Axis (LA) em um breve resumo.

Nitidamente, é dada ênfase ao enredo neste jogo, que apresenta diálogos bem construídos, bem amarrados, por assim dizer. A trama é psicologicamente densa, muito convidativa àqueles que apreciam RPGs que valorizam os personagens e a estória.

Quanto ao linguajar utilizado, LA pertence ao grupo – infelizmente pequeno – de jogos feitos em RPG Maker que utilizam com habilidade os recursos do idioma, construindo diálogos e textos em geral que apresentam não apenas conteúdo, mas também uma elaboração no nível da forma. Há alguns erros gramaticais, como “colápso” ao invés de “colapso” e exemplos semelhantes, porém tais deslizes não prejudicam a qualidade final porque não atrapalham a compreensão. Além do mais, um RPG que valoriza o enredo e apresenta muitos textos está mais sujeito a pequenos erros.

O sistema de batalha é interessante e apresenta uma boa freqüência, mas os recursos da batalha ainda foram pouco explorados nessa versão Beta, de modo que pode melhorar bastante. Seria interessante haver mais inimigos com características variadas, além de alguns chefões bem difíceis. Um ponto bem positivo é a cena com a carruagem e os lobos, dando um diferencial interessante. De fato, o sistema de batalha parece estar no caminho certo, em fase de desenvolvimento.

Músicas e efeitos sonoros estão ótimos. A parte sonora deve ser, na maior parte do tempo, uma espécie de coadjuvante que intensifica o clima desejado em cada situação, e a escolha de músicas e sons tem sido eficaz, em LA, no sentido de promover esse efeito.

O mapeamento está muito bom, pois características fundamentais como variedade, organização lógica e dimensões apropriadas estão presentes. A parte gráfica tem um toque de originalidade com os desenhos dos personagens; entretanto, os numerosos recursos gráficos que o RPG Maker XP oferece são muito parcialmente utilizados. Resumindo: mapeamento ótimo e gráficos bons.

De volta ao enredo, há questões importantes a serem colocadas em evidência. O fato de haver ciência e magia ao mesmo tempo, por exemplo, pode ser problemático. Falar em magia tem a ver com idade média, enquanto a ciência tal qual a conhecemos é um conjunto de procedimentos relativamente recente que coloca em cheque as crenças antigas relativas a magia e/ou atividades supostamente metafísicas.

De fato, há certos RPGs que desenvolvem um mundo que mescla características da idade média e do mundo moderno, sendo Final Fantasy 8 um exemplo em que isso é feito de modo eficaz. É perfeitamente possível fazer esse tipo de junção, mas ao mesmo tempo é preciso fazê-la com cautela. De volta a LA, soa meio contraditório um general acreditar na ciência e na magia ao mesmo tempo, mas isso pode deixar de soar contraditório caso haja um explicação razoável no enredo. Então, a existência de magia e ciência no mesmo enredo não é um “erro”, mas sim uma questão que precisa ser resolvida com cuidado.

Outro ponto questionável é o seguinte. Stela é apresentada como uma elfa bastante experiente no enredo, mas começa no nível 1, bem abaixo dos demais personagens. Isso é incoerente e parece partir do pressuposto equivocado de que todo personagem deve começar no nível 1.

LA é um jogo em versão Beta que se compõe por um grande leque de elementos, como foi resumido no primeiro parágrafo. Para que todos esses elementos se harmonizem, será necessária uma verdadeira jornada envolvendo dedicação e criatividade. O resultado parcial é animador!

Enredo: 9.0
Sistema de Batalha: 8.2
Trilha Sonora: 9.1
Mapeamento: 8.7
Gráficos: 7.9
Avaliação Geral: 42.9


Portanto, essa é minha avaliação (Enzo) de Linhagem Axis.

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